Um amistoso movimentado e bastante disputado marcou a estreia do Treze na temporada 2012. Diante de um adversário bastante forte, a equipe pernambucana do Ypiranga, o Galo encontrou dificuldades para furar a marcação adversária, mas conseguiu sair do Presidente Vargas com uma vitória por 3 a 1, deixando empolgada a torcida que compareceu em bom número ao estádio.
Logo aos três minutos de jogo o ataque trezeano, comandado pelo jogador Anderson Cavalo, mostrou que não estava para brincadeira. Após o cruzamento de Aderlan, Anderson Cavalo subiu mais do que os zagueiros adversários e cabeceou com muito perigo para o gol adversário. Na sequência, aos oito minutos, o mesmo Anderson Cavalo ficou cara a cara com o gol do Ypiranga mas isolou a bola, irritando parte da torcida galista.
Aos 15 minutos foi a vez de Celico testar o goleiro Anderson do Ypiranga. O lateral alvinegro avançou livre de marcação pela esquerda, fez o drible no marcador adversário e soltou a bomba, que passou rente à trave esquerda do gol pernambucano, arrancando aplausos do torcedor trezeano. De tanto insistir o Galo acabou encontrando o gol aos 18 minutos do primeiro tempo.
Após o cruzamento do lateral Aderlan, o goleiro do Ypiranga falhou, soltou a bola nos pés do camisa 10 do Treze, Doda, que estava sozinho na entrada da pequena área e não perdoou. Placar aberto: 1 a 0 para o Galo, gol de um dos atletas remanescentes do grupo que disputou a Série D em 2011.
O gol do Treze parece que esquentou o ânimo dos atletas dentro de campo. Aos 32 minutos, após várias jogadas ofensivas das duas partes, um ataque da equipe do interior de Pernambuco acabou em uma grande confusão envolvendo os atletas das duas equipes. Reclamando da força excessiva na jogada, o atacante Marcelo Bráz do Ypiranga e o volante Leomir do Treze começaram uma discussão que acabou se tornando uma briga generalizada dentro de campo.
Quando os ânimos foram acalmados, o árbitro Genilson Mota puniu com o cartão vermelho os dois jogadores. O fato inusitado é que um acordo entre os capitães das duas equipes possibilitou que dois jogadores do banco de reservas pudessem substituir aqueles que tinham sido expulsos. No Treze entrou Jônatas e no Ypiranga entrou Naldinho.
- Como era uma partida amistosa e houve o acordo entre os dois times nós não vimos nenhum problema em possibilitar a entrada de dois atletas no lugar dos que tinham sido expulsos após aquela confusão no centro do campo – justificou o árbitro Genilson Mota.
Segundo tempo
A segunda etapa começou com o Ypiranga melhor dentro de campo e comandando as ações de ataque. Na pressão, logo aos seis minutos, a equipe pernambucana conseguiu recuperar a bola após um passe errado de Jônatas. Wilson Surubim deixou Naldinho na cara do goleiro Eduardo, que substituiu Beto no segundo tempo, e bateu com firmeza para igualar o placar: 1 a 1.
O treinador Marcelo Vilar começou a substituir alguns jogadores também no sentido de testar os demais atletas do plantel. As mudanças surtiram efeito no desempenho do Galo dentro de campo. Aos 31 minutos, aproveitando um contra-ataque, Celico cruzou a bola e de cabeça Braw colocou o alvinegro na frente outra vez.
O gol deixou os jogadores do Ypiranga perdidos em campo, aumentando consideravelmente a quantidade de passes errados. Em uma dessas saídas de bola erradas, Celico roubou a bola, invadiu a grande área adversária e foi puxado pela camisa: pênalti para o Galo. Na cobrança, Carlos Alberto, que substituiu Doda, bateu com firmeza e deixou o Treze com uma boa vantagem na primeira parida da temporada.
Com o terceiro gol, o Galo administrou o placar e só tocou bola aos gritos de “olé”, que se espalharam pelas arquibancadas do Presidente Vargas. Sem nenhum minuto de acréscimo, o árbitro encerrou a partida, confirmando a vitória galista por 3 a 1.
Para o treinador Marcelo Vilar, o desempenho de todo o grupo foi satisfatório.
- Quem tem acompanhado os treinamentos tem visto que todos os jogadores tem sido testados como titulares. A briga pela titularidade vai ser intensa e a minha avaliação foi positiva para todos aqueles jogadores que participaram dessa partida contra o Ypiranga hoje – explicou o comandante alvinegro.
No próximo domingo, Treze e Ypiranga voltam a se enfrentar, dessa vez na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. O Galo ainda deve realizar mais um amistoso, dessa vez contra o Confiança-SE antes da estreia no Paraibano diante do CSP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário