segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

► Família desmente falecimento de Roberto Bolaños, o Chaves

A suposta morte do famoso comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista dos seriados "Chaves" e "Chapolin Colorado", foi desmentida nesta quinta-feira (25) por seus familiares. 

Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, disse que "felizmente meu pai está muito bem, muito saudável". 

"Acabei de falar com ele", disse Fernández, que comentou ter recebido 40 telefonemas por causa da "morte" de seu pai após uma parada cardíaca, espalhada pela internet em uma corrente de e-mails. 

O arquivo, que trazia um vídeo com detalhes do acontecido, na verdade não passava de um vírus do tipo "cavalo de tróia". 

Bolanõs ficou sabendo de sua "morte" durante as férias que tirou com sua esposa, a atriz Florinda Meza, intérprete da "Dona Florinda" no seriado "Chaves".

► UFPB divulga consulta a notas individuais do PSS

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) divulga nesta segunda-feira (30) a consulta ao desempenho individual dos aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS-2012), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Por meio do site da organizadora, será possível ter acesso às notas obtidas nas provas de cada disciplina na disputa por uma vaga nos cursos de graduação da instituição.

Além da consulta às notas, a UFPB inicia na terça-feira (31) o calendário de cadastramento dos candidatos classificados para as vagas (consulte aqui as datas). De acordo com o edital do PSS-2012, o procedimento é obrigatório. Caso o aprovado não compareça à coordenação do curso para preencher a vaga, perderá automaticamente o vínculo com a universidade.

As vagas não preenchidas serão disponibilizadas em uma segunda lista de convocação de candidatos não eliminados, que deverá ser divulgada no dia 17 de fevereiro junto com o edital para reopção de curso. Uma terceira lista está prevista para publicação no dia 2 de março.

► Estreia: George Clooney vive marido traído em 'Os Descendentes'

O ator George Clooney deixa de lado o charme de Danny Ocean, de "Onze Homens e um Segredo" e a dubiedade de Bob Barnes - que lhe deu o Oscar de coadjuvante em 2006, em "Syriana, a Indústria do Petróleo" - para ir a lugares emocionais onde nunca foi no drama familiar "Os Descendentes". Guiado pela mão sensível do diretor e roteirista Alexander Payne, Clooney assume o papel de Matt King, um marido e pai fragilizado, que lhe valeu nova indicação ao Oscar, uma das cinco a que o filme concorre além de melhor filme, direção, montagem e roteiro adaptado. (Assista ao trailer acima).

O cenário no Havaí é apenas um indício enganador de que Clooney, mais uma vez, não teria muito a fazer aqui do que exibir os seus invejáveis físico e bronzeado dentro de um figurino praiano, com bermudas e camisas floridas. Ele até enverga estas peças e circula pelo litoral paradisíaco, mas ambos formam, na verdade, um contraste vital para os dramas que se abatem sobre a vida de Matt King.

Rico por herança e pelo trabalho de advocacia, Matt notabilizou-se por uma vida econômica nos gastos e afetos - aspectos de que se ressentem sua mulher, Elizabeth (Patricia Hastie), e as duas filhas, Alexandra (Shailene Woodley) e Scottie (Amara Miller). Toda a ilusão de controle, porém, cede instantaneamente no momento em que Elizabeth entra em coma depois de um acidente de barco e Matt tem de começar a construir um relacionamento com as filhas.

Com o mesmo toque sutil com que construiu filmes anteriores, como "Ruth em Questão" (1996) e "Sideways - Entre Umas e Outras" (2002), o diretor Payne conduz seu protagonista num labirinto emocional em que se vê desafiado a crescer. O primeiro grande obstáculo é a filha mais velha, Alexandra, um fio desencapado a ponto de se incendiar.

É numa de suas discussões com a filha que Matt descobre um segredo bem inesperado e desagradável - Alexandra garante que Elizabeth o traía. Para alguém já confrontado com a possível morte da mulher e pressões de família para vender um grande patrimônio muito valioso, a revelação do adultério é o que faltava para toda a armadura que ainda restava a Matt rachar de vez.

Sem nunca perder o tom contido, o filme discute a fragilidade humana, especialmente a masculina, porque seu protagonista fica mais em evidência. Com os segredos e verdades desta família sendo enfrentados paulatinamente, comprova-se também a possibilidade de elaborar melodramas sem histeria, com mais verdade.

Com muita justiça, o elenco do filme foi indicado coletivamente aos prêmios do Sindicato dos Atores da América, bem como Clooney, já vencedor de um Globo de Ouro e indicado ao Bafta britânico. A jovem Shailene Woodley sustenta muito bem o duelo com Clooney, fazendo esquecer sua juventude (ela tem apenas 20 anos e este é seu primeiro grande papel). A pequena Amara Miller, como a caçula Scottie, marca sua presença encarnando uma criança perfeitamente comum, sem os costumeiros excessos. O veterano Robert Forster, como o rigoroso pai de Elizabeth, e Beau Bridges, como o primo ávido para vender o patrimônio dos King, igualmente fazem valer a indicação coletiva.

► Lana Del Rey vai relançar o primeiro disco

A cantora Lana Del Rey revelou à imprensa que vai relançar o primeiro álbum de sua carreira, “Lana Del Ray a.k.a. Lizzy Grant”, quando ainda usava o seu nome verdadeiro. 

O álbum foi originalmente gravado em 2008, sob a produção de David Kahne (Regina Spektor, The Strokes): depois de ser promovido pelo pai da cantora, Robert Grant, acabou sendo retirado de circulação pela Interscope, sua atual gravadora.  

O que parecia uma tentativa de omitir o passado de Lana Del Rey, se mostrou um interesse da gravadora justamente em mostrá-lo: a Interscope vai relançar o disco e promete colocá-lo nas lojas neste ano.

"As pessoas agem como se isso tudo estivesse envolto num mistério, o ‘terrível álbum esquecido’”. Mas, se você procurar no YouTube, todas as treze faixas dele estão disponíveis e com milhões de visualizações, então não é como se ninguém tivesse ouvido falar delas."

“Lana Del Ray a.k.a. Lizzy Grant” teve o orçamento modesto de US$ 10 mil (cerca de R$ 17 mil) e chegou a ser comercializado no iTunes, mas a Interscope promete venda também em formato físico. O segundo álbum de Lana, “Born To Die”, sai na próxima segunda-feira.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

► Como saber se o seu vizinho está roubando sua Internet Wi-Fi

Redes de Internet sem fio são uma realidade cada vez mais comum nas casas dos brasileiros atualmente. Viáveis através de roteadores, as redes fornecem comodidade aos usuários, que podem conectar todos seus aparelhos, como notebooks, smartphones e outros, ao mesmo tempo em um determinado ambiente.

Acontece que o sinal do roteador tem um alcance longo. Ou seja, sua rede, caso não seja bloqueada, pode ficar disponível aos vizinhos próximos.

O problema, no entanto, é que quando alguém consome sua banda, você começa a ter dificuldades para navegar e para fazer downloads de arquivos. Há uma significativa piora na qualidade da navegação.

Felizmente, existem algumas técnicas que permitem ao usuário não só identificar o possível ladrão, como, também, desconectá-lo e impedi-lo de usufruir da sua rede.

Um método simples, porém não tão seguro, é olhar as luzes do seu roteador. Para isso, desligue todos os computadores e dispositivos Wi-Fi que você tenha em casa e observe o comportamento do aparelho. Se as luzes continuarem piscando, provavelmente tem alguém usando a sua rede.

Contuso, esse método não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do Led.

Outra técnica um pouco mais complexa consiste em acessar o painel de controle do seu roteador e verificar quais são os computadores que estão conectados. No painel de controle pesquise por: “Minha rede”, “My network”,  “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Você encontrará uma tabela semelhante a essa:

Painel de controle do roteador (CLIQUE PARA AMPLIAR)

Na tabela estão listados os dispositivos conectados à rede. Se você tem dois computadores em casa e encontrou cinco na lista, é provável que sua Internet esteja sendo roubada.

Uma terceira opção é encontrar programas específicos para listar os usuários e computadores conectados à sua rede.

Estou sendo roubado. O que fazer?

Se você encontrou muitos computadores na sua rede, o primeiro passo é protegê-la com senha. Aqui você aprende a configurar o seu roteador D-Link ou Linksys para deixar sua rede fechada.

É importante não usar senhas fáceis de identificar, tais como datas de aniversário, números de telefone, entre outros. Utilize sempre caracteres especiais e uma mistura de letras e números.

Outra opção é usar um cadastro de endereços MAC com o roteador. Nesse caso, você terá de conhecer os endereços de todos os aparelhos que você deseja conectar na sua rede. Geralmente, os aparelhos eletrônicos dotados de rede sem fio vem com o endereço MAC numa etiqueta colada no aparelho ou no manual, junto com o símbolo da Anatel.

A CG Online apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

► Coperve divulga lista de aprovados no vestibular 2012 da UFPB

Conforme previsto no calendário da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), a lista de aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi divulgado nesta quarta-feira (25). No entanto, a lista completa dos classificados divulgada pelo órgão e distribuída com a imprensa veio incompleta. Segundo o presidente da Comissão, a falha aconteceu devido a um problema no Núcleo de Informática da UFPB, que já está trabalhando para solucionar o caso.

Por hora, a única forma confiável, segundo João Lins, é a consulta feita buscando pela primeira letra do nome do candidato que está disponível no site da Coperve.

Mais de 42,5 mil pessoas se inscreveram no PSS-2012 para concorrer às 6.240 vagas oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba. As provas foram aplicadas em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro de 2011, e a segunda em 18 e 1 9 do mês seguinte.

Os aprovados devem providenciar a documentação necessária para fazer o cadastramento obrigatório da instituição, que ocorrerá entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro. “Quem perder esse prazo, ainda terá uma segunda chance nos dias 9 e 10 de fevereiro, quando será feito o cadastramento dos retardatários. Agora, quem perder esses dois prazos, perderá o direito à vaga conquistada no PSS-2012”, alertou o presidente da Coperve, João Lins.

Os candidatos aprovados devem comparecer ao local de cadastramento, portando a Ficha de Cadastro Individual preenchida, além do original e a cópia autenticada dos seguintes documentos:


  • Carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de votação na eleição de 2010 para maiores de 18 anos, prova de quitação com o Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos, certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente ou diploma de curso de graduação em curso superior no caso de candidato classificado pela concorrência geral, certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e Médio no caso de candidato classificado na modalidade de reserva de vagas e laudo médico no caso de candidato classificado em vaga reservada a pessoa com deficiência.


De acordo com a Coperve, foram eliminados do PSS 6.346 mil candidatos, por falta, ter tirado zero ou estar portando celular no dia da prova. Já 6.199 candidatos se classificaram e 91 vagas ficaram como remanescentes.

A segunda lista com novos candidatos classificados ou remanejados de período será conhecida no dia 17 de fevereiro. Os aprovados nessa listagem deverão realizar o cadastramento nos dias 22, 23 e 24. Já as inscrições para reopção de curso ocorrerão entre os dias 23 e 26 de fevereiro.

► Após 10 anos como Harry Potter, Radcliffe viverá Allen Ginsberg

Após 10 anos como Harry Potter, Daniel Radcliffe voltará aos cinemas na pele do poeta Allen Ginsberg. O ator de 22 anos foi confirmado no elenco do filme "Kill your darlings", sobre uma história real de assassinato que envolveu os principais escritores da geração Beat, informa o Hollywood Reporter. A produção, dirigida pelo iniciante John Krokidas, deve chegar aos cinemas em 2013.

O longa contará a história de um assassinto cometido em Nova York, em 1944, por Lucien Carr, que era amigos de Ginsberg, Jack Kerouc e William Burroughs. Jesse Eisenberg e Chris Evans chegaram a ser cotados para interpretar Ginsberg e Kerouac, respectivamente, mas os papeis acabaram nas mãos de Radcliffe e do desconhecido Jack Huston. Dane DeHaan será Lucien Carr e Elizabeth Olsen, Edie Parker, primeira mulher de Kerouac.

Antes disso, Radcliffe será visto nos cinemas americanos a partir do dia 3 de fevereiro com o filme "A Mulher de Preto", com estreia prevista para 17 de fevereiro no Brasil. Dirigido por James Watkins, o filme de terror conta a história de um jovem advogado que viaja para uma vila remota onde descobre o fantasma vingativo de uma mulher que está aterrorizando a população local.

► Site ‘atualiza’ capas de discos ao remover integrantes mortos

O Estúdio i mostra o site Mental Floss, que brinca com capas de discos de bandas famosas, eliminando as imagens dos integrantes que já morreram. A capa do clássico álbum Abbey Road, dos Beatles, aparece sem John Lennon e George Harrison, por exemplo. 

O caso de Ramones é o mais bizarro: na capa do primeiro álbum deles, de 1976, só resta o baterista Tommy. Outras montagens foram feitas com The Who (sem Keith Moon e John Entwistle), Nirvana (com a ausência de Kurt Cobain), The Doors (sem Jim Morrison), The Clash (com Joe Strummer removido) e AC/DC (sem Bon Scott).

The Beatles (Abbey Road)

AC/DC (Highway to Hell)

Ramones (Ramones)

Nirvana (Smells Like Teen Spirit)

The Who (Odds & Sods)

The Doors (Morrison Hotel)

The Clash (The Clash)

► Neil Young prepara lançamento de dois álbuns para 2012

O músico Neil Young anunciou que está preparando dois novos álbuns, que espera lançar ainda em 2012. Um dos discos está sendo gravado com sua icônica banda Crazy Horse, e será o primeiro com o grupo desde "Greendale", de 2003.

A notícia foi dada pelo próprio cantor e compositor  canadense durante o festival de cinema Slamdance, em Park City, nos Estados Unidos. No evento para apresentar "Journeys", filme que fez com o diretor Jonathan Demme, Young anunciou para o público que vai lançar os dois discos, notícia que mais posteriormente foi confirmada por Ralph Molina, porta-voz do músico, à Rolling Stone.

Neil Young lançou alguns de seus trabalhos mais importantes com o Crazy Horse, entre eles "Everybody knows this is nowhere", "Zuma" e "Rust never sleeps". O disco mais recente do canadense é "Le noise", de 2010.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

► Frejat é a última atração do 'Estação do Som' em João Pessoa

A última atração do projeto 'Estação do Som', que trouxe shows gratuitos de artistas como Marcelo Camelo, Lulu Santos e Monobloco para João Pessoa, é o cantor carioca Frejat. A apresentação acontece neste sábado (28) no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, e, assim como os outros shows do projeto, é gratuita.

O evento começa às 20h com a atração local Zé Viola. O projeto “Estação do Som” é uma parceria da prefeitura de João Pessoa com o Governo da Paraíba.

Conhecido por ser guitarrista da antiga banda Barão Vermelho, ao lado de Cazuza, Frejat traz ao seu show músicas da banda já conhecidas pelo público além de canções de sua carreira solo, que começou em 2001, como a balada 'Segredos'.

► Ivan Lins é atração gratuita nesta sexta-feira (27) em João Pessoa

Na última semana do projeto "Estação do Som", o cantor e compositor de MPB Ivan Lins se apresenta no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa. A apresentação será nesta sexta-feira (27) e, assim como os outros shows do projeto, é gratuita.

O evento começa às 20h com uma atração local, a cantora Eleonora Falcone. O projeto “Estação do Som” é uma parceria da prefeitura de João Pessoa com o Governo da Paraíba.

Os últimos discos do cantor foram lançados em 2010, o Perfil, com alguns de seus maiores sucessos, e o Íntimo, gravado na Holanda.

Seus projetos futuros incluem a gravação de um CD de Jazz com o arranjador Jay Ashby nos Estados Unidos e a gravação de um CD em parceria com o compositor Rafael Altério.

► Bailarina do 'Faustão' curte férias e mostra toda a beleza de Noronha

Marinheira de primeira viagem em Fernando de Noronha, Robertha Portella ficou encantada com a beleza da ilha.

A bailarina, que viajou com amigos, encontrou paz e energia no lugar, além, é claro, de boas histórias para contar: "Lá é lindíssimo, uma ilha abençoada.Voltei mais forte e focada nos meus objetivos. Você se sente completo pelo simples fato de estar vivo diante de tanta natureza".


De dia, Robertha aproveitava as praias e, à noite, era a vez de curtir música. "Conheci praias lindas e, ao mesmo tempo, curti o som do house music, forró e reggae locais", conta a bailarina. No entanto, o que mais impressinou Robertha foi a energia da ilha: "Eu senti a presença de Deus ali. O lugar é mágico, só quem conhece, entende. E quem não conhece, por favor, se dê esse presente".

Mas nem tudo foi tranquilo. Robertha tomou um susto quando viu que nadava ao lado de peixes e tubarões. "Eu estava com medo dos bichos do mar e, quando fui mergulhar em um local que pensava ser mais tranquilo, coloquei os óculos de mergulho e vi arraias, peixes e um tubarão em volta de mim! Saí correndo!", conta a bailarina.

Ela dá dicas para quem deseja conhecer a ilha: "Visite todas as praias, faça passeios de barco e mergulhos. E não esqueça de levar uma máquina fotográfica com muita memória!", ensina.

► Amor por escrito: Flamengo anuncia Love

O amor está no ar. E o casamento está reatado, de papel passado e com destaque no site oficial. Numa reunião  entre o presidente do CSKA, Yevgeny Giner, o vice de finanças do Flamengo, Michel Levy, o advogado Diogo Souza e o empresário Evandro Ferreira, Vagner Love assinou sua rescisão com o clube russo e foi anunciado oficialmente pelo  Flamengo, com contrato até dezembro de 2014. Além da proposta, o pedido do atacante foi determinante para o desfecho positivo da negociação nesta quarta-feira.

- Agora é em definitivo. Estou muito feliz, mas muito feliz mesmo em retornar para o clube do meu coração. Vai ser muito bom vestir a camisa sem ter que ir embora seis meses depois. Eu sempre recebi muito carinho da torcida do Flamengo. 

Compartilho minha alegria com eles agora. Agradeço muito a todos que mantiveram a esperança de que um dia eu voltaria ao clube, a todos que torceram por isso. Vou ficar por um período longo e quero vencer, vencer e vencer. Quero ganhar todos os títulos possíveis pelo clube - disse o atacante, em entrevista ao site oficial rubro-negro.

Site do Flamengo estampa a contratação de Vagner Love (Foto: Site Oficial do Flamengo)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

► Jakeline é eliminada do BBB em votação apertadíssima: 50,47%

Com 50, 47% dos votos, Jakeline é eliminada do segundo Paredão do BBB12. A sister perde a disputa para Renata, estudante de Psicologia. O apresentador agradece as sisters pela entrega no BBB e faz um discurso para as duas.

"A criatura entra na gincana contemporânea e faz personagem de si mesmo, faz e acontece. Patrão mesmo nem é vencer. Patrão é ser selcionado e fazer parte dos eleitos. Patrão é viver na casa e viver nessa vida provisória. Patrão é viver nessa história como fosse sua", diz Bial, que dá o resultado final para as sisters.

"Na receita do BBB feliz, há que conquistar e não vencer; sucumbir e não perder, não chorar e se afogar em prantos. Nunca ir embora e  talvez partir. Partiu eliminação, minha querida Jakeline"

► O Brado Retumbante: Mudança radical marca estreia de Murilo Armacollo na TV

Para interpretar o filho transexual do presidente, Murilo Armacollo teve que suar a camisa. Com a intenção de dar um ar mais realista e menos caricato ao personagem, o ator perdeu 15 quilos em 15 dias. “Foi uma decisão minha. Eu me olhei no espelho e percebi que se fizesse uma dieta ficaria com uma aparência mais delicada. Parei de malhar, cortei os carboidratos das refeições e corri cmuitos quilômetros por dia. Quando cheguei ao estúdio para gravar, todo mundo ficou surpreso com a minha nova aparência. Isso ajudou muito na construção do personagem”, conta o ator.

Murilo diz que para que Julie não fosse um personagem caricato, ele fez um laboratório com uma transexual, assistiu filmes da Marilyn Monroe em busca de trejeitos femininos e contou com uma ajudinha involuntária da irmã mais nova. “Como a ideia era fazer um personagem crível, eu comecei a prestar muita atenção na delicadeza da voz e dos gestos da minha irmã, que é bem parecida comigo fisicamente. Eu ligava para falar sobre coisas do dia a dia e aproveitava para observar a suavidade da voz e as reações dela”.

Apesar de todo o processo de preparação, Murilo é enfático na hora de dizer que o mais complicado mesmo foi a transformação física. “Eu me depilei inteiro, perdi horas fazendo cabelo, maquiagem e unha. Ser mulher é muito complicado. Agora eu as respeito ainda mais”.

O Brado Retumbante é uma obra escrita por Euclydes Marinho com a colaboração de Nelson Motta, Guilherme Fiuza e Denise Bandeira. A direção de núcleo é de Ricardo Waddington e a direção geral é de Gustavo Fernandez.

► Marcelinho Paraíba acusa delegado de ocultar provas e alega inocência

O jogador Marcelinho Paraíba quebrou o silêncio e falou nesta terça-feira sobre o seu indiciamento por estupro, confirmado na semana passada pela delegada Herta de França. Marcelinho se disse tranquilo e reafirmou que é inocente. Segundo o meia do Sport Recife, ele se deita “consciente de sua inocência” quando vai dormir à noite, certo de que será absolvido ao fim de todo o processo.

Marcelinho declarou ainda que, como foi preso no dia de toda a confusão, o indiciamento não chega a ser uma surpresa, e que ele já estava esperando uma decisão parecida por parte da delegada. Ele, contudo, acredita que sairá sem imagem manchada de todo este incidente.

- Tenho certeza de que sou inocente. O processo vai correr normalmente, e no fim serei inocentado. Estou certo disso – resumiu.

As declarações do jogador foram dadas em frente à 7ª Delegacia Distrital de Campina Grande. O jogador foi até o local para depor num outro processo, um desdobramento do principal, em que o delegado de Polícia Civil Rodrigo Pinheiro, irmão da advogada Rosália Zabatos de Abreu, suposta vítima do jogador, é acusado de efetuar disparos de arma de fogo dentro do sítio de Marcelinho.

O meia do Sport Recife entrou na delegacia na condição de testemunha, sem se dirigir à imprensa, mas na saída falou com jornalistas pela primeira vez após ser indiciado. Após se dizer inocente, ele reafirmou o que seu advogado, Afonso Vilar, já tinha antecipado ontem (segunda-feira).

Rodrigo Pinheiro, após sair da festa na casa do jogador, teria voltado “transtornado”. O delegado, “alterado e armado”, teria agredido verbalmente o atleta e efetuado em seguida disparos para o alto. Marcelinho diz ser vítima de uma armação e que o verdadeiro réu no caso, culpado por toda a confusão, seria o irmão da mulher que ele teria agredido.

Marcelinho, em seguida, acusou formalmente o delegado de ter tentado obstruir o trabalho da Justiça, ao trocar as armas com o objetivo de ocultar provas e atrapalhar as investigações.

- O delegado chegou em meu sítio com duas armas. Ele atirou para o alto com uma pistola, mas após ser abordado pela polícia entregou para ser periciado um revólver calibre 38. Ou seja, ele atirou com uma arma e entregou outra para tentar escapar do flagrante – defendeu o atleta.

O depoimento em questão deveria ter sido realizado na segunda-feira, mas o adiamento do jogo do Sport contra o Petrolina, de domingo para ontem (por causa da forte chuva que caiu na capital pernambucana) forçou a mudança de data. Marcelinho, inclusive, entrou em campo e marcou um dos gols da vitória do Leão da Ilha por 2 a 1.

Marcelinho Paraíba levou mais três testemunhas. Amigos que estariam na festa e que confirmariam a “ação violenta” do delegado dentro do sítio do jogador. Ele, no entanto, foi o primeiro a depor e não esperou os demais. Saiu da delegacia logo depois de seu depoimento, falou com a imprensa e voltou para o Recife, onde se reapresentará ao Sport.

Entenda o caso

Marcelinho Paraíba foi preso no dia 30 de novembro de 2011 ao lado de mais três amigos: João Crivaldo da Silva, Leandro Silva e Wellington Porto da Silva. Além da acusação de estupro que pesa contra ele, os quatro ainda foram enquadrados por desacato à autoridade policial e resistência à prisão.

O grupo participava de uma festa em Campina Grande, terra natal do jogador, para comemorar a boa campanha de Marcelinho Paraíba na Série B de 2011. Ele marcou 12 gols pelo Sport e foi peça determinante para o acesso do clube à Série A.

Por volta das 4h30m, Marcelinho teria tentado beijar a força a vítima. Ela é irmã do também delegado de Polícia Civil Rodrigo Pinheiro, que agora está sendo acusado de efetuar disparos no interior do sítio do atleta. Os advogados do jogador até confirmam a tentativa de beijo, mas disseram que o atleta não passou disso.

No dia da confusão, Rodrigo Pinheiro foi quem chamou a polícia e formulou a acusação. Mas ele acabou sendo acusado de ter feito os tais disparos. Depois, ainda foi afastado de suas funções como delegado por ter ameaçado agredir jornalistas que tentavam entrevistá-lo.

► Larissa Riquelme será ring girl em evento de MMA disputado em Manaus

A musa da última Copa do Mundo agora vai esbanjar sua beleza em volta de um octógono. O evento Amazon Forest Combat confirmou, através de seu Twitter pessoal, que a bela paraguaia Larissa Riquelme será a ring girl da disputa do dia 31 de março, que marca a segunda edição da competição.

- A primeira ring girl confirmada no Amazon Forest Combat 2, a musa das américas: Larissa Riquelme - informou o microblog da competição.

A intenção da organização do evento é poder trazer musas conhecidas para desfilarem charme durante o evento. Na primeira edição do Amazon Forest, no ano passado, Juju, a ex-panicat, também adotou a faceta de ring girl, fazendo a alegria dos marmanjos.

Segundo a organização do evento, a panicat Aryane Steinkopf fará dupla com Larissa sendo a segunda ring girl confirmada para o evento. Juntas, as duas prometem chamar ainda mais atenção ao evento de Artes Marciais Mistas da Amazônia.

Na primeira edição do Amazon Forest Combate, dez mil pessoas estiveram na Arena Amadeu Teixeira para assistir à despedida de Royler Gracie.

► Em tempos de guerra fria, Luxa e Ronaldinho tiram foto sorridentes

Na última sexta-feira, um abraço durante evento com o presidente da Bolívia, Evo Morales. No domingo, pose sorridente para foto na concentração do Flamengo em Sucre. A imagem divulgada pelo clube ilustra o que tem sido notado nos últimos dias. Ronaldinho Gaúcho e Vanderlei Luxemburgo têm procurado demonstrar que o clima entre eles está mais ameno.

Os dois quase não se falam, mas no encontro com Evo atacante e treinador ficaram sentados lado a lado na cerimônia. Antes que ela começasse, trocaram algumas palavras e sorrisos com certo constrangimento. O cumprimento na parte final partiu de Vanderlei: um tapinha nas costas, um aperto de mão e um abraço apertado diante de cinegrafistas e fotógrafos.

No treino de reconhecimento do estádio Victor Agustín Ugarte, neste domingo, em Potosí, Luxa trabalhou duro com os jogadores, cobrou, incentivou. Inclusive Ronaldinho. Quando o camisa 10 acertou uma conclusão, ouviu um elogio.

- Boa, Ronaldo!

A dupla conversou durante a atividade e, no fim, quando Renato e R10 ficaram no campo para treinar chutes a gol, o treinador os acompanhou e passou instruções.

A guerra fria entre eles chegou ao ápice em Londrina, na primeira parte da pré-temporada. O caso “Sherlock Luxa” é o mais recente. O técnico cruzou com o jogador no elevador da concentração em horário suspeito e fora do andar dos atletas. Desconfiado, Vanderlei investigou se o atacante combinara de encontrar uma mulher no hotel. Ouviu seguranças e recorreu ao circuito interno de câmeras. O episódio chegou ao conhecimento da presidente Patricia Amorim via treinador. Ela pediu que o vice jurídico Rafael de Piro viajasse ao Paraná para esclarecer o assunto e observar as imagens.

Luxa pediu punição ao astro, mas ele foi somente advertido por andar pela concentração fora do toque de recolher (marcado para as 23h).

Na segunda semana do ano, o treinador enviou e-mails para a presidente queixando-se da falta de comprometimento do principal atleta do elenco – R10 ficou dormindo no vestiário e perdeu os dois primeiros treinos matinais da temporada. Ele avisava que o jogador precisava mudar de postura ou sair do clube.

Só que a saída iminente é a de Vanderlei. Em processo de fritura, o técnico perdeu o cabo de guerra com Ronaldinho. Jogador e Assis, seu irmão e empresário, teriam a garantia de Patricia Amorim de que o técnico não continuará no cargo após o jogo contra o Potosí, nesta quarta-feira, pela Pré-Libertadores.

Em 2009...

Naquele ano, com personagens diferentes, o Flamengo viveu uma situação parecida. Durante um período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis, o então vice de futebol Kleber Leite costurou para Cuca e Adriano darem uma entrevista coletiva juntos e dizerem que não havia problemas entre eles. O Imperador não deu um sorriso sequer, enquanto o treinador, chamado de traíra nos bastidores, disse que se dava bem com todos os atletas.

Pouco mais de um mês depois, Adriano pediu a palavra numa reunião para dizer que o grupo não aguentava mais Cuca, que foi demitido.

Cuca e Adriano durante entrevista coletiva em 2009 (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)

► Lizandra Souto comemora volta à TV: 'Abdiquei bastante. Já chega'

Lizandra Souto voltará às novelas depois de mais de 13 anos afastada da carreira. A atriz, que foi escalada para a próxima novela de Glória Perez na Globo, está radiante com a novidade e conta com o apoio do marido, Tande, ex-jogador de vôlei e apresentador do "Esporte espetacular". Em entrevista à "Contigo!", ela disse que o retorno ao trabalho também ajudará seu relacionamento.

- Vamos ter outros assuntos para conversar, outra visão de vida. Vai dar uma renovada no casamento. E já abdiquei bastante. Agora, chega, né? As crianças estão criadas e está na hora de eu pensar em mim - diz ela,  que é mãe de Yasmin, de 12 anos, e de Yago, de 8.

Tande, que tinha ciúmes dos famosos beijos técnicos das novelas, também está feliz com a nova fase da mulher:

- Ela fez um trabalho incrível com os meninos. Enquanto eu viajava com a equipe de vôlei, ela foi fundamental para a educação deles. Não tenho o direito de dizer para ela não voltar a atuar.

A última participação de Lizandra em novelas foi em 1998, em "Pecado capital" (foto abaixo). Tande chegou a fazer uma participação no folhetim ao lado da mulher e do ator Eri Johnson.


► Fátima Bernardes se rende ao Twitter

Fátima Bernardes se rendeu nesta segunda-feira, dia 23, aos pedidos para criar uma conta no Twitter.

A jornalista, que se prepara para apresentar um programa só seu na TV Globo, recebeu as boas vindas de William Bonner, que já é um expert na rede social. 

"Que a @fbbreal encontre no Twitter o mesmo prazer que tive com essa tempestade de informação e de mensagens carinhosas. :-)", declarou o marido.

Fátima aproveitou o primeiro dia para se familiarizar com a ferramenta. 

"Pausa na reunião do programa. Saudade de todos me trouxe pra cá. Tô chegando devagar", escreveu.

Horas depois, a jornalista voltou a dar o ar da graça no microblog. "Intervalo do JN, boa hora pra agradecer o carinho que recebi nessa primeira estreia do ano". 

Fátima também fez questão de demonstrar sua torcida por Reynaldo Gianecchini. "Grande notícia essa do autotransplante do Gianecchini. Sou mais uma na torcida pela recuperação total dele", declarou.

A apresentadora já tem quase 90 mil seguidores.


► Reynaldo Gianecchini passa bem após transplante de medula óssea

O ator Reynaldo Gianecchini tem reagido bem ao autotransplante de células da medula a que foi submetido no último dia 12, como parte do tratamento do linfoma de tipo não-Hodgkin com que foi diagnosticado em agosto passado. As informações são de boletim divulgado nesta segunda-feira pelo hospital Sírio Libanês.

"O paciente apresentou recuperação da função da medula óssea e passa bem", diz texto do boletim. "Deve receber alta nos próximos dias, mas manterá os controles médicos periódicos para acompanhamento."

As equipes médicas que  acompanham o ator são coordenadas por Yana Novis e Vanderson Rocha.

► João Pessoa tem pontos de alagamento após noite de chuva

A madrugada desta terça-feira (24) foi de chuva na capital paraibana. Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), de 1h até as 8h choveu 53,4ml em João Pessoa. A Aesa também adiantou que apenas em uma das quatro áreas de João Pessoa já choveu 166,8 de 1º a 23 de janeiro, o que corresponde a mais que o dobro do esperado para o mês, que seria 80ml.

Com as águas, muitas vias da cidade ficaram alagadas. Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), há pontos de acúmulo de água no cruzamento das Avenidas Manoel Deodato e Rui Barbosa, no bairro da Torre, das Avenidas Dom Pedro II e Coremas, no Centro e na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Ainda de acordo com a STTrans, o Rio Cuiá transbordou e ladeira que dá acesso do bairro de Mangabeira ao Valentina também ficou alagada. Devido ao lixo na via, as ruas nas mediações da maternidade Cândida Vargas, em Jaguaribe, também acumularam água por causa de bueiros entupidos.

A Defesa Civil também detectou alguns pontos de alagamento em locais próximos a rios. A equipe do órgão está no bairro Treze de Maio, próximo ao Rio das Bombas, para evitar danos à comunidade. A Avenida Tito Silva, no local onde dá acesso ao Castelo Branco, também está com acúmulo de água.

A previsão da Aesa é de que ainda vai chover nas próximas 48 horas na capital. A estimativa é de que a partir desta quinta-feira (26) as águas diminuam.

Água invadiu a calçada e carros tiveram dificuldade para passar (Foto: Walter Paparazzo/G1)

► Atriz de 'Fina estampa' se classifica em 1º lugar no vestibular da UERJ

A atriz Bianca Salgueiro, de 18 anos, vai muito além na vida real do que sua personagem Carolina, da novela "Fina estampa", quando o assunto é estudar. Enquanto Carolina lidera grupos de estudos com os amigos na ficção, Bianca faz ainda mais: ela foi a primeira colocada na classificação geral do vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) de 2012. A atriz prestou vestibular para engenharia química e teve o melhor desempenho entre mais de 45 mil candidatos. E não foi só isso: estudando nos intervalos das gravações, Bianca passou ainda na UFRJ, PUC-Rio e aguarda a convocação na UFF.

A estudante conferiu o resultado na última quinta-feira (19), mas no início não acreditou no que viu. "Eu não sabia se era [primeiro lugar] por área ou geral. Entrei em contato com o colégio pedindo para me explicarem, aí confirmaram", contou a jovem ao portal. Bianca disse que precisou reler o e-mail de confirmação várias vezes para acreditar na notícia.

"Fiquei sem palavras, fiquei muito feliz, depois de um ano tão difícil", disse a atriz. Segundo a assessoria de imprensa da Uerj, a pontuação final de Bianca foi 96,75 (o máximo possível era 100), a nota mais alta entre as quase 45 mil pessoas inscritas no processo.

A vestibulanda, que afirmou ser muito mais estudiosa e tranquila do que a agitada Carolina, também disse ter sido aprovada em todos os outros vestibulares que prestou: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - sua média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou na casa dos 800 (de no máximo 1.000).

Embora a Universidade Federal Fluminense (UFF) ainda não tenha divulgado a classificação final, a atriz afirmou estar confiante, por causa das notas que já foram divulgadas.

O destino da garota, porém, não será uma universidade públicas. "Meu objetivo era passar na PUC com bolsa integral de estudos", contou Bianca, que foi a 10ª colocada e, por isso, recebeu a bolsa.

Segundo ela, a opção foi feita porque a PUC, além de ser "muito conceituada e ter nome muito forte no mercado", também oferece o curso de engenharia em meio período. "As federais, pelo menos no início, têm turno integral, e com turno integral ficaria praticamente impossível para conciliar a faculdade com a carreira de atriz, que é minha prioridade."

Além da paixão pela dramaturgia, Bianca também nutre o gosto pelos livros. Apesar de ter se inscrito em engenharia química, a atriz afirmou que pretende se especializar em engenharia de produção, para ter noções de economia e administração e, no futuro, montar seu próprio negócio, como um restaurante, para poder ser empresária autônoma sem precisar largar a profissão de atriz.

Bianca interpreta Carolina em 'Fina estampa', filha de Letícia (Tânia Khalil) e neta de Vilma (Arlete Salles) (Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo)

► 'Anjos da noite 4' lidera bilheteria americana em estreia

Vampiros e lobisomens atraíram o público para os cinemas nos Estados Unidos e Canadá no fim de semana, quando o filme "Anjos da noite 4: o despertar", o quarto da série, liderou as bilheterias nos dois países e faturou estimados 38,8 milhões de dólares em todo o mundo.

"Anjos da noite 4: o despertar" tem Kate Beckinsale como a protagonista, no papel da vampira que lidera uma batalha contra os humanos que tentam extinguir a sua espécie e a dos lobisomens.

O quarto filme teve estreia mais contundente do que dois dos três anteriores da franquia, lançada em 2003.

O filme registrou 25,4 milhões de dólares nos cinemas norte-americanos (EUA e Canadá), de sexta a domingo, e mais 13,4 milhões de dólares em 36 mercados internacionais, disse a empresa distribuidora Sony, no domingo.

A quarta produção da franquia é a primeira de "Anjos da noite" em 3D e custou em torno de 70 milhões de dólares para ser produzida. O filme não convenceu os críticos e apenas 24 por cento deles fizeram comentários favoráveis no website Rotten Tomatoes. Mas a audiência questionada em uma pesquisa da empresa CinemaScore deu ao filme a nota A-.

Em segundo lugar, "Red tails", uma história que se passa na Segunda Guerra Mundial, foi além das previsões do estúdio 20th Fox Century e faturou 19,1 milhões de dólares no mercado dos EUA e Canadá.

"Red tails" tem nos papéis principais Terrence Howard e Cuba Gooding Jr em um drama sobre os pilotos Tuskegee - um grupo de pilotos negros na Força Aérea norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial. O produtor George Lucas gastou 58 milhões de dólares com a produção mais as despesas com marketing. A distribuidora havia previsto de 8 a 10 milhões de dólares em vendas de ingressos no fim de semana.

O vencedor do fim de semana passado, o suspense "Contraband" com Mark Wahlberg, terminou em terceiro lugar em seu segundo fim de semana, arrecadando 12,2 milhões de dólares.

"Tão forte e tão perto", um drama sobre um menino que tenta entender a morte do pai no atentado de 11 de setembro, ficou em quarto lugar com 10,5 milhões de dólares em vendas de ingressos. O filme tem Thomas Horn como o menino e Tom Hanks e Sandra Bullock, como os pais.

Em quinto lugar, o filme de espionagem dirigido por Steven Soderbergh, "O desinformante", arrecadou 9 milhões de dólares, apenas batendo a meta projetada pela distribuidora Relativity Media, de aproximadamente 8 milhões de dólares.

Em "O desinformante", a lutadora de artes marciais Gina Carano, é uma operária que é enganada e se torna alvo de assassinos.

► Damon Albarn mostra remix para 'Born To Die' de Lana Del Rey

Não é sempre que Damon Albarn resolve remixar as músicas dos outros. Mas Lana Del Rey parece ter conquistado até mesmo o incansável líder do Blur e Gorillaz, que postou há alguns minutos um remix para o hit “Born To Die” (confira abaixo). 

A música é parte do debute da cantora-sensação, que chega às lojas no dia 30 de janeiro. O disco conta com 12 faixas, incluindo as já conhecidas "Blue Jeans", "Off To The Races", "Video Games" e "National Anthem". 

Enquanto isso, o produtor William Orbit (conhecido por sua longa parceria com Madonna) deu pistas de estar trabalhando com o Blur para o seu próximo disco de estúdio. Orbit disse em sua conta no Twitter que está prestes a entrar em estúdio com Damon Albarn. 

Damon Albarn ainda não comentou o assunto, mas um tweet de Orbit  ao guitarrista Graham Coxon é o maior indício de que o produtor está trabalhando para o próximo disco do Blur: “Oi Graham! Estou adorando as guitarras que você fez! Gravamos vocais no dia 3 de março!”


► Fã de lingerie pequena, Coleguinha Renata posa para fotos só com a peça

Longos cabelos, um olhar penetrante e um belo par de pernas. É difícil saber o que mais chama a atenção dos homens quando a coleguinha Renata Molinaro aparece nas tardes de sábado no Caldeirão. Ela mesma fica confusa: "O mais bonito em mim é o meu cabelo. As pernas, o bumbum, sei lá...Acho que depende da roupa". Para tirar a dúvida, a morena posou para fotos mais do que apimentadas no TV Bar, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.


"Gostei do ensaio. Ficou bem legal. Todo mundo gosta de se sentir bonita e ser elogiada", diz Renata, que não esconde o jogo sobre sua intimidade: "Gosto de lingerie pequenininha, mas tem umas bonitas que são grandes, com renda, que ficam tipo um shortinho modelando o corpo. A pessoa tem que ver o que fica melhor para o corpo dela".

Renata incorpora uma personagem e brinca com cadeira do TV Bar durante ensaio (Foto: Ernani D`Almeida)

Se você está babando nas fotos e pensa em conquistar a coleguinha, anote a dica: "O que me chama mais atenção no homem são as costas. Na verdade, primeiro eu olho o tamanho dele, depois a gente vê o resto", conta, mostrando que homem, para conquistar essa morena de 1,74m, precisa ser bem alto e nada ciumento!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

► Rita Lee anuncia aposentadoria durante show

A cantora e compositora Rita Lee anunciou ontem, aos 64 anos, a aposentadoria dos palcos. Após mais de 40 anos de carreira, ela decidiu não mais se apresentar ao vivo.

A decisão foi comunicada ao público durante show na noite de sábado, no Circo Voador, no Rio. Ontem pela manhã, a confirmação foi dada pelo twitter: "Aposento-me de shows, da música nunca. Quem me viu ontem pode bem atestar minha fragilidade física. Saio da cena absolutamente paixonadacocês".

Rita Lee não falou com a imprensa sobre a decisão. Avessa a entrevistas, limitou-se a, no final da tarde, voltar ao twitter, ferramenta que escolheu para a comunicação com o público. "A palavra aposentadoria tem muitas olheiras, troco por 'feriaday': dar-se feriado diariamente". A cantora tem ainda um show marcado na turnê ETC, que está mantido - será no sábado, 28, na praia Atalaia Nova, em Aracaju.

Saúde - Nos últimos três anos, a cantora tem lidado com problemas físicos que a afastaram por alguns períodos do palco. Em 2009 e 2010, foi submetida a cirurgias por conta de hérnias de disco.

No ano passado, em entrevista a um programa de televisão, afirmou que a "saúde não anda bem" e que a vida que se resumia a sexo, drogas e rock'n roll, "hoje é sexo, yoga e rock'n roll". Em julho de 2011, ela se submeteu a uma adenomastectomia, cirurgia preventiva dos seios para evitar o câncer de mama.

Ao longo do dia, a decisão da cantora - que lançou seu último disco em 2009 - foi repercutida nas redes sociais por fãs e artistas que celebravam sua carreira e pediam a ela que reconsiderasse a decisão. O compositor Leo Jaime, por exemplo, disse que ela estava "viva e cheia de graça" no palco do Circo Voador, onde se apresentava pela primeira vez. "Você tem que tocar uma vez por mês no Rio. E deixar a gente retribuir um pouco do que você nos deu. Obrigado!", escreveu ele.

Mutantes - Rita Lee iniciou a carreira no final dos anos 60, em plena efervescência do movimento tropicalista, com Os Mutantes, banda de rock psicodélico que provocou verdadeira revolução na cena pop brasileira.

► Areia Vermelha é opção para quem busca sossego ou badalação na PB

A pequena ilha batizada de Areia Vermelha, na Paraíba, é destino que pode combinar com diferentes programas. Dependendo da época escolhida, ela pode ser considerada um paraíso onde é possível encontrar isolamento e águas calmas. Em outros, a faixa de areia vira ponto de badalação e concentra a maior parte da frota de jet skis e de barcos do litoral paraibano.

Com vista para as cidades de João Pessoa e Cabedelo, ela é parte do Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. O local é um banco de areia temporário localizado a 15 minutos da Praia do Poço e que só aparece durante a maré baixa.

A ilha foi batizado assim devido à coloração avermelhada da areia. Segundo o coordenador de Estudos Ambientais da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), Jerônimo Villas Boas, a suspeita é que a cor seja resultado da grande concentração de ferro na região. No entanto, a confirmado oficial virá de testes que estão em processo de finalização.

Areia Vermelha tem características diferentes dependendo da época do ano e do dia da semana em que é visitada. Aos sábados e domingos, quando a maré está baixa entre 9h e 13h, a ilha fica lotada e bem agitada. Na alta estação, de dezembro a março, o clima é de paquera. O local é sempre bem frequentado no verão, principalmente aos fins de semana.

É importante ficar atendo à tábua de marés antes de conhecer Areia Vermelha. A maré ideal é de no máximo 0,4m, quando a areia fica à mostra. Com marés muito altas a visitação fica inviável. O passeio pode ser de barco, jet ski ou catamarã e dura cerca de três horas, dependendo do tempo de estadia na ilha.

Para os turistas que querem mais calma a dica é que façam o passeio durante a semana. Wanderson Teodoro, de Campinas, SP, levou a esposa Lara e a filha de 2 anos, para passar férias na Paraíba e aprovou o passeio. “É uma sensação de isolamento, de maior contato com a natureza”, disse Wanderson.

Depois de ter feito outros passeios pelo litoral, Lara elegeu Areia Vermelha como o melhor deles. “Tem a tranquilidade da água e é maravilhoso para nadar com criança”, complementou. A água rasa e sem muitas ondas deixa os pais à vontade para deixarem seus filhos brincarem sozinhos. Porém, é importante que os adultos fiquem atentos às âncoras das embarcações para que as crianças não se machuquem nelas.

A ilha proporciona uma bela vista do Oceano Atlântico e da costa paraibana com o conforto de mesas próximas ao mar e de bares flutuantes que atendem aos visitantes de Areia Vermelha. No parque, o turista pode degustar o caranguejo no típico molho de coco a R$ 4 a unidade, além do coquetel de frutas, com ou sem álcool, servido em um abacaxi, por R$ 10.

O visitante também poderá provar outros pratos típicos de ambientes praianos, como uma porção de agulhinha (R$ 28), uma porção de abacaxi fatiado com raspas de limão (R$ 5) ou um peixe inteiro, cujo preço e tamanho é negociado diretamente com o garçom. O cardápio variado de bebidas tem desde cachaça (R$ 1 a dose) até whisky (R$ 7 a dose) e os bares ainda aceitam cartão de crédito.

Bandeiras limitam o acesso dos visitantes aos corais da ilha de Areia Vermelha (Foto: Krystine Carneiro/G1)

A ilha de Areia Vermelha tem um banco de corais onde os visitantes podiam mergulhar. Porém, com a definição de normas emergenciais para preservar o parque, em 2007, o acesso aos corais foi limitado por bandeirinhas e agora é pertimitido apenas tirar fotos deles. Regras definitivas para Areia Vermelha ainda vão ser estabelecidas no Plano de Manejo, segundo Villas Boas.

Estima-se que as águas de Areia Vermelha protejam ao menos nove espécies de corais, nove tipos de esponjas-do-mar, 41 de moluscos, 31 de crustáceos, 55 de peixes, entre outros grupos da fauna recifal. Várias espécies de peixes vivem nos recifes da ilha, como pargos, sirigados, garoupas e meros.

Frota de barcos

Segundo informações do capitão dos Portos da Paraíba, o comandante Paulo Santos de Oliveira, a maior concentração de embarcações que atuam em esporte e recreio na Paraíba, incluindo catamarãs, jet skis e lanchas, está na ilha de Areia Vermelha. De acordo com ele, um dia de final de semana durante a alta estação pode reunir centenas de barcos no parque. A lista segue com Picãozinho, em João Pessoa, e Praia do Poço, Camboinha, Jacaré e Prainha, todos em Cabedelo.

Na Paraíba, estão inscritos na Capitania dos Portos aproximadamente 3 mil embarcações de esporte e recreio, sendo que 1,2 mil são apenas de jet skis. Esse número abrange também os barcos que ficam no interior do estado, principalmente em açudes como os de Coremas, Cajazeiras e Boqueirão.

Não existe restrição quanto ao número de embarcações que vão a Areia Vermelha e passam por lá, diariamente, embarcações particulares e comerciais. Por isso, a Sudema não tem estimativa de quantas embarcações circulam pela região por dia. Porém, todos os prestadores de serviços que atuam na ilha são cadastrados no órgão. Ao todo, são seis barcos bares e 17 catamarãs.

Com a chegada da alta temporada, que, segundo o comandante Paulo, dura de dezembro a março na Paraíba, a Capitania dos Portos intensificou a fiscalização das embarcações com a Operação Verão 2011/2012, para garantir a segurança no mar e minimizar acidentes envolvendo barcos e banhistas.

► Para especialistas, apelo realista faz o sucesso dos filmes de exorcismo

No próximo dia 3, estreia no Brasil o longa “A filha do mal”, drama sobre uma jovem que tenta compreender o que de fato aconteceu por trás dos três assassinatos cometidos pela própria mãe durante um ritual de exorcismo. Estrelado pela atriz brasileira Fernanda Andrade, o filme transformou-se no campeão de bilheteria nos Estados Unidos arrecadando mais de 30 vezes seu orçamento.

Produções que tratam sobre possessões demoníacas e exorcismo quase sempre têm excelente retorno financeiro aos cofres dos estúdios. E, mesmo retratando assuntos polêmicos, como religião e fé, por meio de cenas fortes que, não raro, incluem palavrões cabeludos, autoflagelação e tilintar de ossos quebrados, alcançam repercussão e popularidade.

Mas o que leva tanta gente a confrontar-se com histórias tão perturbadoras e visualmente tão impactantes? “Todos esses filmes têm um apelo muito forte baseado na realidade”, diz Fernando Tostes, curador da mostra RioFan - Festival de Cinema Fantástico, que acontece anualmente desde 2007, no Rio de Janeiro. “Boa parte dessas histórias passa a impressão de que não está acontecendo só na tela. Aquilo parece ser possível na sua vida, na sua casa ou na do seu vizinho. Ninguém parece estar incólume. De alguma forma, acho que é isso que atrai mais as pessoas. Vai além do cinema.”

O flerte com a realidade também parece ser a explicação mais coerente para o repórter e crítico de cinema do jornal “O Globo”, Rodrigo Fonseca. Pare ele, o êxito destas produções está exatamente na abordagem de um acontecimento de ordem sobrenatural com uma linguagem quase documental.

"Além disso, acho que estes filmes têm uma possibilidade única da construir um herói. Ao mesmo tempo em que a figura do exorcista é uma das mais frágeis do cinema, é extremamente heróica, porque enfrenta a encarnação máxima do Mal", destaca o jornalista.

Fenômeno

Considerado a origem da linha evolutiva dos filmes de exorcismo, a produção polonesa “Madre Joana dos Anjos” já demonstrava estas tendências ainda no início dos anos 1960. O clássico de Jerzy Kawalerowicz, estrelado por Lucyna Winnicka, baseia-se no até hoje inexplicado episódio das freiras “endemoniadas” do convento de Loudun, cidade do interior da França, no século 17. Descrita posteriormente como um caso de histeria coletiva, a história inspiraria ainda um livro de Aldous Huxley e outro filme, “Os demônios”, dirigido por Ken Russell e estrelado por Oliver Reed e Vanessa Redgrave.

A famosa cena da levitação em 'O exorcista': filme arrecadou mais de US$ 440 milhões de dólares em todo o mundo (Foto: Divulgação)

Mas foi com “O exorcista”, de 1973, que o subgênero chegou ao auge da popularidade. O filme de William Friedkin aterrorizou plateias do mundo inteiro com as chocantes cenas de possessão e exorcismo da jovem Regan, interpretada por Linda Blair — Ellen Burstyn, Jason Miller e Max Von Sydow também são destaques no elenco. Foi fenômeno de bilheteria (é um dos dez filmes de maior arrecadação da história do cinema), ganhou duas estatuetas no Oscar e serviu de inspiração para outros tantos filmes com a mesma temática.

"Friedkin fez um longa quase tão seco quanto um documentário. Usou uma linguagem de filme policial, com uma câmera quase documental. E colocou um ser aparentemente mitológico, o Diabo, no meio da história. Cinematograficamente isso cria uma equação extremamente surpreendente, pelo menos até aquele momento dos anos 1970", realça Fonseca.

Para Fernando, quase 40 anos depois, o filme ainda tem apelo. “Ele não envelhece. Deixa as pessoas completamente atordoadas até hoje. É o demônio, o Mal puro encarnado, numa típica casa de subúrbio norte-americano. É preciso colocar em perspectiva o fenômeno do Friedkin para entender a popularidade adquirida pelos filmes de exorcismo ao longo das décadas.”

Críticos

Êxito nas bilheterias, os filmes de exorcismo encontram a resistência nos críticos em boa parte de seus lançamentos. Mas há exceções. "'O exorcismo de Emily Rose', para mim, é um dos melhores filmes da década passada. Tem uma premissa muito criativa, que junta o jurídico com o fantástico. Mistura 'A firma' com 'O exorcista'. É brilhante, além de ter um dos maiores duelos de atuação do cinema contemporâneo, potagonizado por Laura Linney e Tom Wilkinson. É, sem dúvida, um filme que precisa ser descoberto", ressalta Fonseca sobre a produção inspirada no caso real da alemã Anneliese Michel, morta em 1976 depois de meses de exaustivas sessões de exorcismo.

E é por meio do inconsciente do público que o exorcismo ainda deve manter-se popular por muito tempo nos cinemas, como explica a psicóloga e psicanalista Ana Cristina Marzolla, professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

"Porque você projeta no filme de horror seus próprios horrores. Temos a violência e outros sentimentos menos nobres dentro da gente, mas que precisam de expressão. Temos que lidar com o que nos causa desconforto. Para poder dar conta disso, esses sentimentos precisam ser expurgados de uma uma forma que seja aceita. É aí que entra o cinema. É o nosso lado mais animalesco e a nossa podridão que ficam espelhada nestes filmes. E isso nos deixa mais tranquilos, faz com que a gente consiga dar conta."

► Julia Roberts, Alec Baldwin e Jim Parsons estarão em novo filme do criador de Glee

O site americano The Hollywood Reporter noticiou com exclusividade os nomes de alguns dos atores que foram escalados para o próximo filme de Ryan Murphy (Comer, Rezar, Amar), criador das séries Glee e American Horror Story. Julia Roberts (Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento), Alec Baldwin (30 Rock), Jim Parsons (The Big Bang Theory), Mark Ruffalo (Ilha do Medo) e Matt Bomer (White Collar) estarão na adaptação da peça The Normal Heart.

O drama autobiográfico escrito por Larry Kramer acompanha o crescimento dos casos de Aids na comunidade gay de Nova York dos anos 80. A peça ganhou um Tony no ano passado e foi encenada pela primeira vez em 1985 em uma produção Off-Broadway, além de várias apresentações em Londres e Los Angeles.

Mark Ruffallo será Ned Weeks, um dos primeiros a combater o rótulo de “câncer dos gays” dado à doença enquanto Alec Baldwin dará vida ao irmão do personagem, um advogado que terá dificuldades em aceitar a sexualidade do irmão. Matt Bomer interpretará Felix Turner, um jornalista de moda que acaba contraindo a doença ao namorar o personagem principal e Julia Roberts fará o papel de Emma Brookner, uma médica deficiente física que foi uma das primeiras a levar a doença à sério na época. Já Jim Parsons, que atuou na versão da Broadway, irá reprisar o papel de um ativista gay.

► Mallu Magalhães lança clipe de 'Velha e louca' nos cinemas; assista a trecho

A cantora Mallu Magalhães lança nesta sexta-feira (20) o clipe do primeiro single do álbum "Pitanga", "Velha e louca". Antes de chegar à internet e à televisão, no entanto, o vídeo será exibido nos cinemas, no início das sessões de "As aventuras de Tintim", animação de Steven Spielberg, em dez salas de exibição pelo país.

Dirigido por Paulo Gandra, da Hungry Man, o clipe foi gravado no alto de um prédio em São Paulo e mostra Mallu cantando com sua banda, formada por Davi de Miranda Bernardo (guitarra), Thiago Consorte (baixo), Rafael de Miranda Bernardo (bateria) e Marcelo Camelo (conga e violão).

O disco é o terceiro da carreira da artista e reforça a parceria com o namorado, Marcelo Camelo. Além de ter tocado alguns instrumentos, ele assina a produção e as fotos de divulgação do trabalho.

CONFIRA O CLIPE:


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

► Rosana Ferreira, a Miss Bumbum 2011, diz que faz sexo oral como ninguém

Capa da “Sexy” de janeiro, Rosana Ferreira mostra porque faturou o título de Miss Bumbum 2011. À publicação a capíxaba de 25 anos revelou o que faz na cama que deixa o homem mais maluco. “Acho que faço bem um pouco de tudo. Nunca recebi reclamações. Mas o mais elogiado é o sexo oral”, respondeu.

Rosana também disse não ser muito adapta ao sexo anal: “Não é que eu não goste. Quando a mulher se sente segura, quando tem carinho, pode rolar. Só assim eu consigo me entregar”, revelou ela, contando ainda o lugar mais inusitado que já fez amor. “Numa praia cheia de gente. 

Eu estava com meu ex e a gente fez escondido atrás de uma pedra. Já transei também sentada no colo do cara, enquanto ele dirigia. Mas de noite, com a rua vazia e ele dirigindo devagarinho (risos).